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terça-feira, 26 de julho de 2011

atividades de sondagem - matemática - 5º ano

Nome: _______________________________ 5º Ano Data: ___/___/___
Professora:     
Atividade de Matemática - Sondagem

Resolvendo problemas

Conteúdos envolvidos: operações com números naturais, proporcionalidade.
Habilidades: leitura e interpretação de textos; cálculos e aplicação de conceitos.

Problema 1 - Um tigre, dois tigres, três tigres...


Procurando na internet, o Zeca descobriu que:
• O maior tigre encontrado até hoje foi um tigre-da-sibéria com 2,60 metros de comprimento e 320 quilos de peso.
• Um único tigre pode puxar um búfalo-indiano que pesa cerca de 900 quilos. Para locomover um peso tão grande, seriam necessários cerca de 14 homens fortes.


Fonte: www.saudeanimal.com.br/tigre.htm. acesso em 24.05.2008

Leia atentamente as informações que o Zeca obteve sobre os tigres para responder às seguintes questões:


a) Quantos quilos poderiam ser puxados por dois tigres, de uma só vez? E por quatro?






b) Quantos homens fortes seriam necessários para locomover três búfalos-indianos?






c) Quantos homens fortes seriam necessários para locomover 5 400 quilos?








Problema 2 – Ôba! Férias!!!

Carlos quer alugar uma bicicleta, durante o período de férias.
O preço cobrado pela loja Sol e Mar, é de 4 reais por hora, mais uma taxa fixa de 12 reais. Para fazer uma estimativa de quanto iria gastar, Carlos construiu uma tabela como esta

a) Complete a tabela.
b) Qual seria o aluguel da bicicleta por 10 horas? E por 20 horas?


c) É verdade que quando dobra o número de horas de aluguel, o valor a ser pago também dobra? Explique.
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d) Se Carlos tiver 40 reais, ele poderá alugar uma bicicleta, por quantas horas, no máximo?





Problema 3 - Trocando o troco...


Dona Júlia foi ao açougue e fez uma compra de R$ 16,60. Ela havia levado uma nota de 20 reais e alguns trocados: duas moedas de 1 real, três moedas 50 centavos e duas moedas de 10 centavos. O açougueiro só tinha notas de 10 reais e 5 reais.
Além da nota de 20 reais, que importância, em moedas, Dona Júlia poderia dar ao açougueiro, para facilitar o troco? Explique.







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Nome: _______________________________ 5º Ano Data: ___/___/___
Professora:        
Atividade de Matemática - Sondagem

ARME E EFETUE:


A)     2.563 + 96  + 827=
B)      6.478 – 2.258=
C)      7.360- 5.249=

D)     8.342 – 3.658=
E)      56 X 6 =
F)      469 X 9 =

G)     875 X 45=
G)     875 X 45=
I)        936 : 3 =

J)       2.448 : 12=
K)      ¾ DE  36 =
Coloque estes numerais em ordem crescente;
67 – 98 – 5 – 157 – 191 – 7
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AGORA EM ORDEM DECRESCENTE:
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SITUAÇÕES-PROBLEMAS


1)   Paulino  tinha 69 figurinhas. Perdeu algumas no jogo e ficou com 18. Quantas figurinhas ele perdeu no jogo?






Resposta: __________________________________
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2)   Maria Eduarda  vendeu algumas  pulseiras e ainda ficou com 17.  Quantas pulseiras ela vendeu, se na sua loja havia  45?







Resposta: __________________________________
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3) Num cinema do Shopping Dom Pedro,  há 6 caixas que vendem ingressos.  Em cada caixa há 9 pessoas aguardando a vez para a compra de ingressos.  Qual o total de pessoas que aguardam na fila:







Resposta: __________________________________
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4) Cecilia foi ao varejão e comprou: 2 dúzias de bananas,  3 dúzias e meia de laranjas, 4 dezenas  de bananas e uma centena de morangos. Calcule a quantidade que Cecília comprou de cada fruta.






Resposta: __________________________________
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